Pioneiro no Estado de Pernambuco, o Município de Paudalho, na Mata Norte, contará com um aplicativo para coletas seletiva ecomum de lixo.
Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito Marcelo Gouveia (PSD), se reuniu com professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que é a responsável pela criação do aplicativo, para tratar dos detalhes.
LIXO NA HORA CERTA
O aplicativo Lixo na Hora Certa será uma ferramenta que poderá ser baixada na versão iOS e Android. Entre as funcionalidades, os munícipes poderão saber as rotas, horários e ainda realizar solicitação de recolhimento.
“Esse sistema envolve a criação de dispositivos eletrônicos que vão rastrear a movimentação dos veículos que coletam resíduos no município e irão nos ajudar a identificar as melhores rotas que consomem menos combustível, que vão mais rápido e também tem o aplicativo que estamos desenvolvendo para a população, que vai avisar onde esses veículos estão passando, que horas eles vão chegar”.
“O usuário vai receber mensagens lembrando que é dia de coleta e a distância que o caminhão está. A população também vai solicitar a coleta de resíduos especiais, como metralha e poda e ainda os resíduos recicláveis”, explicou o professor da UFPE, Rômulo Menezes.
O aplicativo começará a passar por testes. Segundo a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional de Paudalho (Sedemaq), a expectativa é que o convênio entre a Prefeitura e a UFPE seja assinado no próximo mês de junho.
“O nosso propósito é fazer a nossa cidade ser mais sustentável, limpa e ainda ajudar os nossos catadores de reciclagem da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho. Com essa ação, eles também serão beneficiados porque o resíduo recolhido da Coleta Seletiva será ainda em maior volume. Isso vai gerar mais renda para eles”.
“Com o App, os moradores poderão participar mais ativamente desse processo de Limpeza Urbana e nós poderemos fazer um recolhimento ainda mais eficaz. Todos sairão ganhando!” , comentou o prefeito, Marcelo Gouveia.
Foto: DIvulgação