O prefeito do Recife, João Campos (PSB) viaja a Europa, para participar da Conferência da Organização das Nações Unidas – ONU Sobre Mudança Climática, a COP-26, em Glasgow, na Escócia.
Entre os compromissos das agendas que acontecem, a partir de amanhã (03), até o próximo sábado (06) amanhã (3) estão previstos, um encontro com prefeitos de diferentes cidades da América Latina, reuniões com representantes de programas e empresas sobre sustentabilidade, além de palestras sobre Juventude e Empoderamento Público.
Na agenda, também estão as assinaturas da Declaração de Edimburgo e do Manifesto de Jovens pela Educação Climática de Greta Thunberg. João Campos estará amanhã no evento “Investing to Achieve Net Zero – Connected Places Catapult”.
A “Connected Places Carapult” é um empreendimento que oferece inovação para empresas e instituições públicas com a proposta de catalisar melhorias significativas nos modos como as pessoas vivem, trabalham e viajam. O status Net Zero, que será discutido, vai além da ideia de neutralidade de carbono pois significa não adicionar novas emissões à atmosfera.
Na manhã de quinta-feira (04), o gestor municipal terá reunião bilateral com a diretoria da Timbeter. A empresa do ramo de tecnologia tem sede na Estônia e recentemente fechou um convênio com o Governo de Pernambuco. Além disso, em breve terá um escritório no Recife, que será responsável pela sua expansão na América Latina.
À tarde, João Campos será palestrante no evento “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, no “Brazil Climate Action Hub”, e visitará estandes de empresas num setor nomeado “Green Zone” (Zona Verde).
Na sexta-feira (05), João Campos fará mais uma reunião bilateral, desta vez no estande do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do IDFC – “International Development Finance Club”, na Blue Zone (Zona Azul). Também será palestrante em um evento sobre juventude e empoderamento público.
Por fim, vai assinar o Manifesto de Jovens pela Educação Climática, do Movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), criado pela ativista ambiental sueca Greta Thunberg, no Pavilhão do ICLEI (Governos Locais Pela Sustentabilidade – organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, a partir dos municípios e estados).
O Manifesto pede a implementação da educação climática nas escolas públicas e privadas de Educação Básica do Brasil. O Recife já tem a disciplina inserida na grade curricular de sua rede desde 2019.No sábado (06), pela manhã, o Prefeito do Recife faz reunião bilateral com o representantes do Euroclima+ – principal programa da União Europeia sobre sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas na América Latina.
Ele também marca presença em reunião bilateral com a empresa Solar Americas Capital (de energia solar) que tem sede em Londres. No mesmo dia, João Campos participa do ato de assinatura da Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais de todo o mundo, em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, no Pavilhão LGMA.