Professores e demais servidores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns estão passando por uma testagem para diagnóstico da Covid-19. A iniciativa é das secretarias municipais de Saúde e Educação e integra o conjunto de medidas adotadas para reforçar a segurança dos profissionais e alunos dada cidade.
No último domingo, um total de 72 servidores das creches e primeiras fases da Educação de Jovens e Adultos – EJA — que retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (30) compareceram ao Centro de Atendimento e Testagem para Enfrentamento da Covid-19.
No local, foram disponibilizados testes antígenos, com emissão de resultado em até 30 minutos. Também houve reforço nos protocolos que devem ser seguidos para volta às aulas, como: uso de máscara, higienização das mãos e ambientes, além de distanciamento entre os alunos.
“A testagem é mais uma estratégia de vigilância, mas também vamos reforçar outros protocolos de comunicação e monitoramento, sempre de forma conjunta. Em paralelo, estamos avançando na vacinação de adolescentes com a primeira dose e também para completar o esquema vacinal da população adulta”, pontua a secretária de Saúde, Catarina Tenório.
A iniciativa prevê ainda um cronograma fixo de testagem, com o intuito de também contemplar os profissionais que atuam em escolas da Educação Infantil, anos iniciais e anos finais.
Avalio de forma positiva esta ação, pois somos professores e agentes multiplicadores. A partir da testagem podemos retornar bem para a sala de aula, e reforçar nossas medidas, que servirão de exemplo para as crianças. Gostei muito, a Prefeitura está de parabéns”, afirma a professora Brunna de Araújo.
Foto: Thomas Ravelly
Fonte: Prefeitura de Garanhuns
.