Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura de Igarassu, na Região Metropolitana anuncia evento para assinalar a Semana da Consciência Negra, no município. Programação alusiva começa nesta quinta-feira (17) e vai até o próximo domingo (20).
Com o tema “Em Ritmos e Cores” a grade contempla várias atividades e momentos de reflexão a respeito das pessoas pretas. Tudo será mostrado em dois palcos erguidos no Sítio Histórico, em frente ao Sobrado do Imperador, na Rua Barbosa Lima, no Sítio Histórico, a partir das 18h.
De acordo com a gestão, iniciativa tem como objetivo construir um diálogo de resistência e valorização da identidade negra, trazer reflexões sobre os danos do racismo e fortalecer o empoderamento dessa população.
A programação conta com feira de afroempreendedores, onde serão ofertados diversos elementos da cultura negra, como: a culinária e peças herdadas do continente africano. A Semana também promove rodas de diálogos, momentos de reflexão e apresentações culturais.
No primeiro dia do evento, haverá um momento de homenagem aos moradores da cidade que incentivam a cultura negra. Durante os quatro dias de realização serão debatidas pautas afirmativas e políticas públicas de igualdade racial no município.
PROGRAMAÇÃO
*17/11 – Sobrado do Imperador – IPHAN
18h – Abertura com Bonecos Gigantes e Exposição Fotográfica “Expressões Negras no Varal”.
Palco Sítio Histórico
19h – Momento de homenagem a 20 pessoas importantes para a Cultura Negra no município.
20h – Gui Fontes; kid Android; Cassio Oli; Batalha de Rap;
18/11 – Palco Sítio Histórico
19h – Roda de Diálogo sobre Racismo Institucional, com Edson Axé, Professora Tereza França e Natasha Vlasack.
20h – Gabi Shantê; Evelli Eller; Glécia Marcolino.
19/11/2022 – Palco Sítio Histórico
17h – Q-Riso Teatro de Bonecos.
19h- Roda de Diálogo sobre Visibilidade das Pessoas Pretas na Mídia, com Gizelly Félix, Andre Falcão e Álvaro Valcharles.
20h – Coco Juremado; Trans Coco; Cortejo com a Orquestra Ouro e Prata.
20/11- Palco Sítio Histórico
17h – Capoeira Raio de Sol
19h – Roda de Diálogo sobre o Empoderamento das Pessoas Pretas na Cultura, com Jocimar Gonçalves, Carlos Boró, Wilka Alves e Luana Souza.
20h30 – Afoxé Omo Lufan e Afoxé Xorequê Talaxé,
Foto – Divulgação/PMI