Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início ao processo de cadastramento dos artistas e espaços culturais do município, visando agilizar o repasse de recursos ao setor cultural, provenientes da Lei Aldir Blanc.
O dispositivo criado pelo Governo Federal prevê a transferência de valores, a estados e municípios, como renda emergencial para aplicação através de repasses aos profissionais dos setores de arte e cultura, bem como para gestão de espaços culturais.
A iniciativa pretende ajudar trabalhadores e organizações culturais, que perderam renda e estão sem poder praticar o ofício em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O cadastro segue até o dia 31 de agosto. De acordo com a prefeitura para se inscrever os profissionais da área e responsáveis por espaços culturais devem acessar o site viver.jaboatao.pe.gov.br
Na página inicial do site da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes também está disponibilizado um banner com o link para realização do cadastro.
A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural surgiu para dar um alívio ao setor, completamente parado desde a explosão da pandemia no Brasil. Estimativa de liberação totaliza R$ 3 bilhões em auxílio financeiro aos profissionais da arte e estabelecimentos culturais. Para os espaços culturais cadastrados, o subsídio pode ser de R$ 3 mil a R$ 10 mil, com contrapartida social obrigatória, que deverá ser cumprida pelo espaço, território ou movimento cultural.