Prefeitura de Petrolina intensificou nesta sexta-feira (18), as ações de controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya no Bairro Dom Avelar através do programa ‘Sexta sem Aedes’.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, a localidade apresentou 110 notificações para casos suspeitos dessas arboviroses. O trabalho foi realizado durante toda manhã por 30 agentes de endemias.
A ação consiste em visitas às casas dos moradores, com o intuito de orientar sobre os cuidados necessários, para evitar possíveis focos de postura de larvas do mosquito.
Os agentes também apontam os principais sintomas, em caso de contaminação e como proceder para receber atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Além disso, os agentes realizaram tratamentos focais através da utilização de larvicidas em depósitos positivos para larvas do mosquito, e bloqueio espacial através de borrifação de inseticidas.
Cerca de 15 alunos do 7º ano da Escola Municipal Santa Terezinha também participaram dessa ação. Foram distribuídos materiais educativos aos moradores com orientações sobre o combate ao mosquito.
As visitas dos agentes acontecem ao longo do ano, mas as equipes têm se dedicado a intensificar a ‘Sexta Sem Aedes’, toda sexta-feira para atender, principalmente, os bairros onde foram identificados maiores índices de infestação, bem como o número de casos notificados.