Prefeitura do Paulista em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), através do Projeto Mães de Favelas Empreendedoras, promovem entre os dias 14 e 16 de dezembro, uma feira de negócios, com cursos profissionalizantes voltados ao seguimento de beleza.
O evento contempla também exposição de produtos e acontece na Comunidade do Tururu, Rua do Campo, no Bairro do Janga, em Paulsta, das 14h às 22h.
A iniciatia visa fomentar o empreendedorismo das mães chefes de família, além de incentivar atividades culturais e buscar a valorização das comunidades. Ainda serão realizadas apresentações artísticas – uma delas – é o grupo Combo X, do manguebeat, que está celebrando 30 anos de história.
Durante três dias, 40 mulheres receberão orientações e capacitação em educação financeira, além de expor seus produtos. Os cursos profissionalizantes disponíveis são: design de sobrancelhas; design de unhas; corte de cabelo; pintura e maquiagem; costura de roupas; upcycling ou revitalização de roupas usadas.
As participantes terão acesso a empresários presentes que atuarão com mini incubadoras de startups. “Somos uma organização internacional que visa a produtividade e o reconhecimento das comunidades/favelas na economia do mundo”.
“Nossas ações são de cunho socioambiental e educacional, sem deixar de lado o empreendedorismo e o esporte. Aqui em Paulista, vamos realizar o primeiro Mães de Favelas Empreendedoras”
“Destaco que nossa embaixadora Luiza Brunet estará no evento, o que é muito importante, já que a Luísa faz uma articulação muito intensa entre nosso público e o setor empresarial não só nacional como mundial”, disse a vice-presidente da Cufa, em Pernambuco, Risolane Oliveira.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes destacou a importância de fortalecer o empreendedorismo nas comunidades. Ele destacou ainda que foi procurado pela Cufa em razão do momento de desenvolvimento econômico e de fomento ao empreendedorismo pelo qual a cidade está passando.
“Somos quase 350 mil habitantes e hoje temos mais de 18 mil empreendedores individuais. Em até 60 minutos, qualquer pessoa moradora de Paulista sai com seu CNPJ de MEI. Somos pioneiros na região. Nosso convênio com a Cufa vai trazer projetos maravilhosos para o ensino financeiro da nossa população, pois sabemos fazer e realizar”.
“Ficamos gratos por fomentar, apoiar e patrocinar ações como essas em nossa cidade, com uma entidade internacional como a CUFA, e vamos continuar essa sinergia de trabalho, integrando o setor privado com o setor público e com as entidades que realmente trabalham pelas pessoas”, pontuou Raimundo Lopes.
Fotos – Divulgação