Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana, por meio do Departamento de Assistência à Pessoa com Deficiência (DAD), iniciou nesta terça-feira (23), o processo de entrega da Carteira do Autista.
Para receber o documento é preciso levar CPF e RG do responsável e do usuário. A emissão da Carteira do Autista vai garantir prioridade ao acesso dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A medida é respaldada pela Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito Yves Ribeiro.
“É uma satisfação muito grande iniciar a entrega das primeiras carteiras de identificação do autismo, que vai beneficiar todos os responsáveis e usuários. Vamos entrar em contato com os usuários para agendamento da retirada da carteira, destacou diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho.
Mayra Gomes, mãe de José Miguel, o primeiro a receber a carteira do autista, externou a felicidade que sente por mais essa ação realizada pela Prefeitura, e que é de grande importância para a identificação das pessoas autistas. O agendamento para o cadastramento da Carteira do Autista continua sendo feito pelo WhatsApp: 9 9930-0298.
O cadastramento é realizado presencialmente, no DAD, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, de segunda a sexta, das 9h às 15h, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves, 222,(antigo Campo de Aviação), Maranguape I.
Para se inscrever é necessários os seguintes documentos dos pais ou responsável e da pessoa com autismo: Identidade, CPF, comprovante de residência, laudo de comprovação do Transtorno com o CID, especificando o Transtorno do Espectro Autista e uma foto 3X4.
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