PREFEITURA DO PAULISTA LEVA O SAÚDE E CIDANIA NOS TERREIROS AO BAIRRO ARTHUR LUNDGREN I

Prefeitura do Paulista realiza, nesta terça-feira (29), mais uma Ação Saúde e Cidadania nos Terreiros. Ação acontece no Bairro de Arthur Lundgren I, das 9h às 12h, no Terreiro  Ilê Asé Omòlomím, localizado na Rua Barão de Cotegipe, 59, em Paulista.

Além das ações da prefeitura, também será realizada uma palestra com o Babalorixá Marcelo de Iemanjá, das 13h às 16h, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa tem como objetivo levar serviços da gestão, por meio da Coordenação da Saúde da População Negra, da Secretaria de Saúd e da Diretoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos de Paulista.

Em relação à palestra, o intuito é dialogar a importância dos povos de comunidades tradicionais de matrizes africana e afro-indígenas, assim como as lutas e barreiras enfrentadas na atualidade.

Na árfea de saúde serão ofertados os seguintes serviços: aferição de pressão e glicose; avaliação nutricional; atendimento clínico geral; citologia (preventivo do câncer de colo de útero) para mulheres de 25 a 64 anos.

Não pode ter mantido relação sexual até 48h antes do exame (não pode estar em período menstrual, nem fazendo uso de creme vaginal); cotas oftalmológicas; distribuição de hipoclorito; orientação de saúde bucal; testagem e orientações sobre IST/Aids e distribuição de preservativo; vacinação Covid-19 e Influenza; e vacinação antirrábica.

Documentos necessários: Cartão SUS, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado. Já em relação a Políticas Sociais e Direitos Humanos, a população será beneficiada com o cadastro de crianças com autismo; Vem Livre Acesso; inclusão e atualização do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil.

Ainda inclui encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito; orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS) ; orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); cadastramento das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-indígena (manhã e tarde); orientação sobre o enfrentamento ao racismo; orientação jurídica de Direitos Humanos.

São necessários documentos de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, título de eleitor, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade (de 6 a 17 anos). Para cadastro de crianças com autismo, inclui ainda a necessidade de apresentação de laudo e foto 3×4 da criança.

Foto – Divulgação/Prefeitura do Paulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *