Entrevista do presidente Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite desta segunda-feira (22) marcou o início da campanha eleitoral propriamente dita.
Como vimos nas redes sociais e nas ruas, trata-se do primeiro grande evento de mobilização tanto de apoiadores quanto de adversários. As redes sociais bombaram, como nunca visto este ano … afinal era a oportunidade de falar diretamente à população.
Pode ter certeza que os 40 minutos de entrevista seguirão repercutindo durante toda a semana — afinal, outros três candidatos (Lula, Ciro e Simone Tebet) serão sabatinados pelo telejornal entre hoje e sexta-feira e o confronto de ideias estará presente.
Vídeos e memes vão circular à exaustão, principalmente, em grupos do WhatsApp e do Telegram. E as entrevistas ao JN costumam ser históricas. Quem não se lembra da tradicional frase de Eduardo Campos – “Não vamos desistir do Brasil” — um dia antes do trágico acidente aéreo, em 2014.
A semana também promete novidades eleitorais. A partir de sexta-feira (26), começa o horário gratuito no rádio e na televisão. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda será realizada até 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno.
Terça, quinta e sábado, os candidatos a presidente e a uma cadeira na Câmara dos Deputados apresentarão as propostas. A movimentação nos órgãos de controle também avança. Além do presidente, governadores também concorrem à reeleição, sem contar os candidatos a cargo no Legislativo. Qualquer decisão a ser tomada terá um efeito cascata.
Correio Braziliense