O novo plano de circulação do Centro do Recife projetado pela prefeitura para conectar os bairros de Afogados a São José e Santo Antônio, além do Bairro do Recife, vai promover a inversão de tráfego de importantes avenidas do Centro. E, ainda, mexer na circulação de pontes importantes como: a Buarque de Macedo, um dos principais acessos ao Bairro do Recife.
A Prefeitura do Recife detalhou o Projeto Centro: Novas Conexões, que foi elaborado como uma das ações mitigadoras do Projeto Novo Recife, no Cais José Estelita, e já tinha sido explorado pelo JC, mesmo sem a leitura e apresentação da gestão municipal.
Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Rua do Imperador e a Avenida Martins de Barros (às margens do Rio Capibaribe, após o Cais de Santa Rita), no bairro de Santo Antônio, terão o sentido invertido. Continuarão compondo um binário (quando duas vias são paralelas e têm sentidos de tráfego opostos), mas com a circulação invertida.
A Rua do Imperador passará a ter o tráfego entrando no Centro (Sul-Norte), enquanto a Avenida Martins será na direção oposta (Norte-Sul). O condutor que estiver no Cais de Santa Rita seguirá entrando à esquerda pela Avenida Martins de Barros, mas não irá em frente. Pegará a Travessa do Arsenal de Guerra, Rua da Praia e Rua do Imperador (mesmo trajeto de hoje em dia, só que invertido) até chegar à Praça da República.
Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.

Como a Coluna Mobilidade já tinha detalhado, a Dantas Barreto é a grande estrela do novo plano de circulação defendido pela Prefeitura do Recife. A via vai ganhar protagonismo no Centro, sendo uma ligação requalificada com a Avenida Sul e a Rua Imperial, no Bairro de São José.
PONTE BUARQUE DE MACEDO
Mais uma novidade do novo plano de circulação do Centro do Recife é a inversão e duplicação do tráfego da Ponte Buarque de Macedo, que liga a Praça da República ao Bairro do Recife. “Ela passará a ser mão dupla, no sentido Cais do Apolo-Praça da República. A Rua Madre de Deus também terá o tráfego invertido, passando a receber a circulação de entrada no Bairro do Recife”, explicou a presidente da CTTU,Taciana Ferreira.
O tráfego no entorno da Praça da República – onde fica o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual – também passará por mudanças. A Rua Praça da República, via entre a praça e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passará a ter o tráfego permanentemente no sentido Centro-subúrbio, como acontece com frequência quando o Estado fecha o acesso ao Palácio.
A ciclovia que existe na via e que virou uma ciclofaixa – depois que a prefeitura recuperou o pavimento e não reinstalou os blocos de segregação – será transferida para a via local do Palácio.
“Nós tivemos a garantia do governo estadual de que, mesmo quando houver necessidade de bloqueios, o que será menos comum porque a via local receberá apenas o tráfego com destino ao Palácio, a ciclovia terá o acesso liberado”, destaca Taciana Ferreira.
Na prática, o acesso ao Centro para quem sai da Zona Sul (bairros de Boa Viagem e Pina) não mudará muito, com exceção da entrada pela Rua do Imperador. Mas os condutores terão outra rota, podendo utilizar o principal eixo viário do projeto, que é a Avenida Dantas Barreto.

Pelo Cais José Estelita – Seguirá normalmente, pelo Viaduto das Cinco Pontas (até ser demolido, como previsto entre as ações mitigadoras do Projeto Novo Recife), Cais de Santa Rita, Avenidas Martins de Barros e, agora, Rua do Imperador.
Pela Avenida Dantas Barreto – Essa será a novidade. Seguindo pelo Cais José Estelita, o condutor acessará a nova alça em nível (ou seja, não elevada) e entrará na Avenida Dantas Barreto pelas Praças das Cinco Pontas e Sérgio Loreto, no Bairro de São José. Além da conexão entre as Avenidas Dantas Barreto, Sul e Imperial – eixo principal do projeto -, uma importante mudança se dará na circulação no sentido Norte-Centro.
Segundo a gerente de engenharia de tráfego da CTTU, Kelly Pereira, o tráfego se dará pela Avenidas Martins de Barros (invertida), pela Avenida Dantas Barreto e pela Rua Cais de Santa Rita (por trás do Terminal de Santa Rita e onde fica o Sesc).
O Cais de Santa Rita, que hoje tem dois sentidos e é a principal via de entrada e saída do Centro no sentido da Zona Sul do Recife, terá um único sentido – Centro-Sul. Enquanto a Rua Cais de Santa Rita – atualmente uma via local com estacionamentos – será transformada numa avenida de saída da área central no sentido norte-sul.

PROJETO IMPLANTADO EM DUAS ETAPAS
Segundo a CTTU, o novo plano de circulação do Centro será faseado. A primeira etapa será a conexão de Afogados com o Centro, pelo bairro de São José, e a segunda será o trecho de Santo Antônio, com as mudanças previstas para vias como a Rua do Imperador, Avenida Martins de Barros ou Ponte Buarque de Macedo.
O objetivo do projeto foi fazer as conexões com o Centro. E entendemos que a Avenida Dantas Barreto é, atualmente, subutilizada. Por isso buscamos dar um protagonismo a ela, transformando-a num corredor viário”, defende Taciana Ferreira.
Novo plano de circulação do Centro do Recife prevê uma faixa exclusiva para os ônibus na Avenida Imperial. Outra ponderação feita pela presidente da CTTU é que está prevista a implantação de uma estrutura cicloviária (ciclofaixa e ciclovia) ao longo de todo o projeto nos bairros de São José e Santo Antônio. Além disso, a velocidade máxima da Avenida Dantas Barreto será de 40 km/h.
Fotos -Divulgação