Vereador Samuel Salazar (MDB) afirmou, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife – CMR, na terça-feira (05), que a Neoenergia – antiga Celpe – empresa que cuida do setor elétrico em Pernambuco, não está colaborando nos serviços de podas de árvores nas ruas do Recife.
Segundo o Parlamentar, “a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife – Emlurb pede para a empresa de eletricidade desligar os fios de alta tensão que cruzam os postes das ruas, para viabilizar o serviço solicitado pela população, mas não vem recebendo respostas”.
Sem o corte temporário da energia elétrica na região onde as árvores estão plantadas, é impossível realizar a poda dos galhos. “Por isso, estamos fazendo esse apelo para que a Neoenergia nos ajude. Agora em fevereiro, por exemplo, uma árvore desabou numa das ruas do Recife devido às chuvas. E a Emlurb informou que a árvore que caiu estava na programação de fazer a poda”.
Mas, para fazê-lo, dependia do suporte da Neoenergia. Se tivesse ocorrido a poda, talvez a árvore não tivesse caído. A Emlurb queria fazer o seu trabalho e o seu papel, mas não pode”, lamentou Salazar.
O lider do Governo na CMR informou ainda que, no dia dia 4 de março, esteve em reunião com a diretoria da Emlurb para tratar do assunto. “Nós todos temos recebidos pedidos da população para intermediar, junto à Emlurb, que realize o corte de árvores. E esses pedidos têm uma urgência uma vez que o inverno se aproxima”.
“Estivemos na Emlurb e fomos muito bem recebidos pela equipe da Presidência. Mas, descobrimos que a Prefeitura do Recife está impedida de realizar o serviço, uma vez que a Neoenergia não atende a essas importantes solicitações. Por isso, usamos essa “caixa de ressonância”, que é a Câmara do Recife, para fazer esse apelo à Neoenergia”.
Foto – Divulgação/ CMR