Acontece, próximo dia 09 deste mês, no Centro de Convenções da Arena Pernambuco, o 1º Simpósio Nacional das Legisladoras da Unale – evento que vai reunir mulheres ocupantes de espaços de poder de todo país.
Estão entre as convidadas, mulheres do Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal, secretárias de estados e municípios, coordenadoras, representantes dos órgãos operativos de segurança pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Organizações Não Governamentais e colaboradoras da política para mulheres.
A iniciativa foi gerida pela Secretária da Mulher da Unale, deputada estadual reeleita delegada Gleide Ângelo (PSB), que é co-autora do Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público de Pernambuco, que enxergou na Conferência a oportunidade ímpar para a construção de um painel sobre as conquistas e os obstáculos ainda enfrentados pelas mulheres ocupantes de cargos públicos.
“Vivemos num país onde ainda há um abismo para a execução e estabilização de políticas públicas capazes de resguardar os direitos das mulheres. E isso é um reflexo de uma estrutura política machista. Nossa política institucional ainda é, majoritariamente, ocupada por homens”, pontuou a Delegada.
Glide ângelo frisou ainda, que os resultados das últimas eleições reiteram esse cenário. “Mais do que olharmos para os números dessas eleições, precisamos dialogar sobre a representatividade de gênero em termos de ações”, ponderou.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, nas eleições de 2022, quase 10 mil mulheres se candidataram aos cargos disponíveis, incluindo para posições de suplentes, mas somente 302 foram eleitas – o equivalente a quase 3,1%.
“Esta é a oportunidade ideal para alinharmos agendas e discussões a fim de construirmos ações mais efetivas para as mulheres de todo País”, concluiu.
Foto – Divulgação