As carências do quadro de profissionais da rede pública municipal de saúde foi tema de um discurso do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta terça-feira (13), durante reunião plenária da Câmara do Recife.
Na tribuna do plenário, o Parlamentar pediu ao Poder Executivo da capital pernambucana, que preenchesse as seis vagas em aberto para os cargos de otorrinolaringologista da rede pública de saúde do Recife. De acordo com Tadeu, a saúde do município conta atualmente com apenas quatro médicos desta especialidade, em atuação.
Todo processo de adoecimento e de cuidados para a região do nariz, boca e ouvidos são com o médico dessa especialidade. Isso vai de casos mais comuns, como rinite e otites a tumores nessa região”, explicou Calheiros.
Segundo o Vereador, os dez cargos do total de vagas já seriam insuficientes para atender toda a população recifense, mesmo se estivessem preenchidos plenamente. E, para ele, há casos em que a situação é ainda mais dramática.
“Isso dá um dimensionamento de como a população sofre para conseguir atendimento em determinadas áreas. Psiquiatra infantil: nenhum [médico]. Neurologista infantil, apenas um. Otorrinolaringologista, quatro – isto na “dita capital do Nordeste’. Como se pode fazer saúde com esses números”? Questionou.
Foto – CMR/Divulgação