Confusão e tumulto foram registrados na manhã desta segunda-feira (27) em agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. O que se via nas proximidades da agência – neste primeiro dia autorizado para saques em dinheiro do auxilio emergencial do governo federal – era uma fila gigantesca.
Além de desorganizada, a fila não respeitava a distância mínima entre pessoas, o que acabou provocando confusão e grande aglomeração, na frente do banco, contrariando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, para evitar o do risco de contágio do novo coronavírus. Ontem (26), cerca de 30 a 40 pessoas – inclusive idosos e até crianças, já montavam acampamento desde a tarde, na calçada da agência, onde passaram a noite.
As retiradas ocorrerão a partir de hoje, para os nascidos em janeiro e fevereiro. No dia 28 para os nascidos em março e abril. Em 29 para os nascidos nos meses de maio e junho e 30 para os que fazem aniversário em julho e agosto. Em maio, começa a liberação dos saques para quem nasceu em setembro e outubro. Em novembro e dezembro, nos dias 4 e 5, respectivamente, o benefício fica liberado para os que nasceram nestes dois meses.