UPA Municipal Eduardo Campos, mais conhecida como UPA Sotave, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu na última semana a visita de representantes da BP, de São Paulo – hospital de referência que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proadi-SUS.
A unidade de pronto atendimento integra o projeto do Ministério da Saúde de apoio à implementação das boas práticas na atenção em cardiologia e urgências cardiovasculares. O objetivo da parceria firmada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com o Ministério da Saúde é promover a educação permanente dos profissionais e garantir uma assistência ainda mais segura aos pacientes.
A participação no projeto prevê a implantação de boas práticas em protocolos gerenciados, por meio de classificação de risco para dor torácica (infarto agudo do miocárdio), além de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sepse (infecção).
Num primeiro momento, iniciado em setembro de 2023, ocorreu o treinamento da equipe quanto ao atendimento ao paciente de infarto agudo, com apoio à decisão clínica e monitoramento das urgências cardiovasculares.
A parceria envolveu a disponibilização de equipamentos para telelaudo e discussão clínica, quando necessário, por especialistas em cardiologia em tempo real durante atendimento de urgência, bem como uma plataforma de acompanhamento dos indicadores.
Nesta nova visita, os especialistas da BP e a equipe de profissionais da unidade de saúde analisaram os primeiros resultados. “A avaliação dos indicadores de protocolo de dor torácica implantados na UPA melhoraram bastante”.
“Os pacientes foram diagnosticados mais rápido e os tratamentos passaram a ser iniciados na própria UPA, antes dos pacientes serem transferidos para um hospital de maior porte, otimizando o prognóstico dos pacientes. Agora, vamos iniciar uma nova etapa, com os protocolos de AVC e sepse que serão implantados até o final do ano, cujos resultados serão avaliados no primeiro quadrimestre de 2025”.
O objetivo é qualificar a equipe para melhorar ainda mais o diagnóstico precoce de situações críticas favorecendo a evolução e o cuidado no atendimento à população”, explicou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Ao final de 18 meses, que é o tempo que dura o projeto, teremos um protocolo que funciona para a realidade desta unidade. Tenho certeza que a parceria com a Prefeitura do Jaboatão irá trazer ótimos resultados”. O Analista de Processos da BP, Fernando Gonçalves, também participou da visita técnica.
Foto: Chico Bezerra/PMJG