PREFEITURA DO RECIFE ENTREGA PONTE QUE LIGA OS BAIRROS DO MONTEIRO E DA IPUTINGA

População da capital pernambucana passou a contar, neste sábado (24), com mais um equipamento considerado um marco na mobilidade urbana: a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que liga os bairros da Iputinga e do Monteiro, cruzando o Rio Capibaribe.

Com investimento de R$ 44,9 milhões da Prefeitura do Recife, a ponte desempenha um papel fundamental ao criar uma nova rota conectando as zonas Norte e Oeste da cidade, beneficiando, diariamente, cerca de 60 mil pessoas, entre ciclistas, pedestres, usuários do transporte público e motoristas.

Segundo a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, a inauguração da ponte tem um significado muito maior que o de uma obra finalizada. “É um símbolo de progresso para a cidade, porque vinte anos depois o Recife ganha uma nova ponte”, falou. “Além disso, vai promover a integração entre os bairros, entre comunidades. A sua conclusão é uma vitória coletiva”, comemorou. 

Com 170 metros de extensão, 20 metros de largura e 12 metros de altura, o equipamento possui quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de calçadas e ciclovia. Na primeira etapa dos trabalhos, foi construída a ponte em si, com as fundações, os pilares e o tabuleiro, além das implantações dos passeios e guarda-corpos.

“Podemos considerar essa ponte como uma grande obra voltada para o viário da nossa cidade”, disse Taciana Ferreira, presidente da CTTU. “Primeiro pela conexão importante de duas áreas, o que possibilita o encurtamento desse caminho e um menor tempo de deslocamento”, continuou.

A gestora ainda ressaltou a importância do trecho para todos os usuários, indo além dos condutores de veículos.  “A idealização dessa ponte foi olhar para a mobilidade das pessoas, por isso que ela vem com equipamentos tão importantes, como a ciclofaixa e a qualificação das calçadas”. 

O sistema viário principal, que liga a ponte ao solo, já foi concluído. Na região, foram realizados assentamento de meio-fio, asfaltamento de vias, passeios em concreto, drenagem das ruas principais, terra armada dos dois lados da ponte e pintura da ciclovia. No Monteiro, também foi realizada a reforma da praça, que ganhou cara nova, com decks em madeira, novos bancos, acessibilidade e travessias elevadas. 

O sistema viário secundário, que já está em andamento, inclui a implantação de mais 2,7 km de ciclovias e ciclofaixas, 14 novos abrigos de ônibus; requalificação de vias, praças e passeios; criação de um binário; melhorias na drenagem; novas áreas de convívio e lazer; e melhorias na acessibilidade.

O paisagismo será incrementado com o plantio de árvores e a iluminação ganhará 35 novos postes com luminárias em LED. Em ambos sistemas – principal e secundário – serão investidos R$ 46,7  milhões. O marco da inauguração da Ponte Jaime Gusmão já pode ser visto no rosto dos moradores da região, que comemoraram abertamente.

“Eu moro há mais de 40 anos aqui. O nosso sonho era ver essa ponte finalizada, e hoje realizaram isso”, celebrou a moradora do bairro da Iputinga Maria Lúcia de Lima Oliveira, 54 anos, ao lado de mais duas amigas. “É uma conquista, com certeza. Tudo vai mudar, e já mudou”, afirmou. 

Além da construção da Ponte Jaime Gusmão e sistema viário, também fazem parte desse pacote de obras em andamento, a requalificação de 16 ruas da região da Iputinga, totalizando 4,5 km.

Um binário de 700 metros, formado pelas ruas Rezende/ Dom Diamantino Costa e Pereira Coutinho Filho/ Maria de Fátima Soares, fará a ligação entre a ponte e a paralela da Caxangá. O sistema também vai se conectar com a Estrada do Barbalho, de onde se chega à Avenida Caxangá e à BR-101.

O projeto inclui ainda requalificação de mais duas praças com novos espaços de convivência e lazer na Iputinga: na Rua Simonésia, o equipamento terá quadra esportiva, mesas de jogos, área para ginástica e playground, enquanto que a praça da Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti terá mesa de jogos e também um playground. 

Serão implantadas também áreas de convivência e lazer no bairro do Monteiro, nas ruas Tapacurá e Ilha do Temporal. Haverá melhoria da rede de drenagem com tubulação em PEAD para mitigar os alagamentos, implantação de faixas de pedestres com rebaixamento de calçada e meio-fio e travessias elevadas para pedestres.

TRÂNSITO

 No Bairro da Iputinga, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizou mudanças importantes na circulação de duas vias que dão acesso à ponte. A rua Pereira Coutinho Filho agora é mão única, permitindo o tráfego apenas no sentido da Avenida Maurício de Nassau. Além disso, a Rua Rezende também passou a ter sentido único, direcionado para a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão.

Para ter acesso ao sentido Iputinga da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, os motoristas que trafegam na Avenida 17 de Agosto devem entrar na altura da Praça do Monteiro. Os que seguem para a Zona Oeste têm duas opções: virar à direita na Rua Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, na Comunidade do Barbalho, logo após descerem da ponte, ou seguir em frente pela Rua Pereira Coutinho Filho até chegar à Avenida Maurício de Nassau.

Aqueles que vêm da Iputinga e querem seguir para a Zona Norte, devem acessar a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão pela Rua Rezende. Para os que desejarem ir em direção a Casa Forte, após atravessar a ponte, bastará passar pela praça do Monteiro e acessar a Avenida 17 de Agosto. 

Já os condutores que pretendem ir para Dois Irmãos, devem atravessar a ponte e fazer um giro de quadra virando à direita na Rua Pinto Campos, na altura da Praça do Monteiro, e seguindo pelas ruas Tapacurá e 19 de Abril, voltando à Avenida 17 de Agosto no sentido do bairro.

Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *