PREFEITURA DE OLINDA IMPLANTA ILUMINAÇÃO EM LED NA PRAÇA DO BAOBÁ, NO SÍTIO HISTÓRICO

 Prefeitura de Olinda está implantando uma nova iluminação em LED na Praça do Baobá, que faz parte do Sítio Histórico. Ao todo, 28 novos pontos de luz vão ser instalados, transformando o espaço em um ambiente mais acolhedor, seguro e propício ao convívio social, ao turismo e às atividades culturais.

O coordenador de Iluminação Pública, Paulo Brayner, destaca que a ação vai muito além da troca de luminárias “Estamos trazendo desenvolvimento social e econômico. A nova iluminação vai permitir que moradores e visitantes circulem com mais segurança, além de valorizar o patrimônio histórico da cidade. A praça agora pode receber feirinhas, eventos e encontros, movimentando a economia local.”

Para os moradores, a diferença já é perceptível. Luís Carlos, que vive próximo à praça, celebrou a mudança. “Vivíamos em plena escuridão. Agora, com tudo iluminado, a gente pode sentar, conversar, colocar uma mesinha e aproveitar à noite com tranquilidade. A luz traz segurança”, destacou.

A iniciativa também foi comemorada por empresários da região, como Lúcia Maria, dona de uma pousada em frente à praça. “Antes, muitos turistas tinham medo de sair à noite por causa da escuridão. Agora, com a praça iluminada, a expectativa é atrair mais visitantes e valorizar o entorno. O Baobá é uma árvore linda e centenária e essa iluminação devolve o destaque que ele merece”, celebrou.

Com tecnologia 100% LED, o novo sistema segue o padrão de modernização adotado em toda a rede de iluminação pública de Olinda, oferecendo maior durabilidade, economia de energia, menor necessidade de manutenção e conforto visual. Além disso, foram implementadas medidas de segurança contra vandalismo e furtos, como instalação em altura elevada, luminárias com carcaça reforçada e fixação especial.

Com a nova iluminação, a Praça do Baobá volta a brilhar como símbolo de história, convivência e renovação, iluminando não apenas o espaço físico, mas também o sentimento de pertencimento dos olindenses.

Foto: Adige Silva/Secom Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *