Sicredi Recife realiza entre os dias 18 e 22 de maio, ações educativas em alusão à 13ª Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF, que este ano traz como tema “Educação financeira: construindo um fUturo com Longevidade e prosperidade”.
A iniciativa busca ampliar o acesso à educação financeira por meio de palestras e atividades voltadas a estudantes e trabalhadores, em um cenário no qual o endividamento segue afetando grande parte da população brasileira. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 80,9% das famílias do país possuem dívidas.
Reforçando a importância da conscientização financeira como ferramenta de planejamento e qualidade de vida, Moniky Silva, analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Recife expicou que, as palestras contribuem para incentivar, desde cedo, o controle financeiro. “Quando o planejamento financeiro entra na juventude, mais cedo as pessoas desenvolvem consciência sobre consumo, crédito e organização de renda, reduzindo riscos relacionados ao endividamento”, apontou.
Moniky também destacou a motivação social da cooperativa. “Nosso papel é também cultivar um ecossistema financeiro de maneira responsável, que busca transformar a vida da população com conhecimento e autonomia”, conclui.
Os encontros tem o intuito de orientar o público de forma didática sobre controle de economias. A primeira palestra será realizada na Escola Municipal Santo Antônio do Caçote, em Areias,. Nesta terça-feira (19), haverá dois turnos de palestras para os trabalhadores da empresa Luck Turismo; o primeiro será online, às 10h e o outro presencial, às 14h.
Durante a manhã de quarta-feira (20), os encontros são voltados para o público juvenil da Escola Municipal Joaquim do Rêgo Cavalcanti, em Ipojuca, de manhã, às 8h, e à tarde, às 14h. Na Zona Oeste do Recife, na quinta-feira (21), a escola Erem Professor Heleno Purgô, em San Martin, recebe palestras nos três turnos, com início às 8h da manhã, seguido por 14h e 19h.
O último dia de encontros sobre educação financeira e perspectivas para o futuro reúne às 8h, estudantes da Escola Municipal Santo Antônio do Caçote, em Areias. E à tarde, a partir das 14h, o evento recebe profissionais da empresa NetKom, associados da Sicredi Recife.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Realizada anualmente desde 2014, a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) voltada à promoção da educação financeira no país. A mobilização reúne instituições públicas, privadas e iniciativas independentes em uma programação gratuita com palestras, oficinas, cursos e campanhas educativas sobre finanças, previdência, seguros e educação fiscal de forma gratuita em todo o território nacional.
Foto – Divulgação




