JARBAS FILHO PEDE QUE O GOVERNO DO ESTADO INCENTIVE A PRODUÇÃO DE BANANA NA MATA NORTE

Através de uma indicação feita ao governo de Pernambuco, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) solicitou que sejam executadas ações que incentivem a produção da banana na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Segundo o Parlamentar, a agricultura familiar da região tem necessitado de iniciativas que combatam ao Mal da Sigatoka-negra da bananeira, além do estímulo para a expansão do cultivo na região. Em Pernambuco, a bananicultura desponta como uma atividade do subsetor lavouras que responde por mais de 6% da área total efetivamente cultivada no Estado.

O que gera um valor de produção estimado de R$ 700 milhões (2024), equivalente a mais de 8% de tudo que o subsetor produz. Tratando-se de valores, a banana aparece na terceira posição, perdendo apenas para a cana-de-açúcar e a uva.

“A Zona da Mata Norte tem sua importância na produção da banana em Pernambuco. Só no município de Machados, temos a produção de 7.500kg/ha, equivalente a uma inferioridade de 48% quando comparamos à média do Estado, o que justifica a intervenção com a finalidade de mudar o quadro de fragilidades dos pequenos bananicultores”, explicou o deputado.

Em sua indicação, Jarbas Filho enfatiza a necessidade da execução de ações como a incorporação de resultados de pesquisas, melhoria da assistência técnica, combate e convivência com o Mal da Sigatoka-negra. Além da irrigação, melhoramento genético, crédito rural orientado e a atenção com a comercialização da banana.

Foto – Paulo Pedrosa/Alepe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *