ADVOGADO CARLOS GIL RODRIGUES FILHO TOMA POSSE COMO DESEMBARGADOR DO TJPE

Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE empossou nesta quarta-feira (05), o novo desembargador, advogado Carlos Gil Rodrigues Filho. A cerimônia realizada no Palácio da Justiça, no Recife, reuniu juristas, magistrados e parentes do novo integrante da corte pernambucana. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve entre os presentes.

No evento de posse, o novo desembargador leu o juramento regimental e discursou aos presentes. Lembrando os 5.983 votos que recebeu dos advogados do estado, Gil afirmou que conhece os anseios da advocacia e agradeceu aos colegas pela eleição e aos familiares. O novo desembargador prometeu honrar a escolha do seu nome para a vaga. 

Esperem de mim, integridade, lealdade, lealdade à advocacia, lealdade a esse Tribunal que eu tanto reverencio, senhor presidente e; também lealdade ao povo de Pernambuco, à sociedade de Pernambuco. Meu propósito aqui não é outro, que não seja o de ajudar pessoas. Eu gostaria muito de fazer isso, eu vou fazer isso”, declarou.

A escolha de Carlos Gil para ocupar a vaga do quinto constitucional foi anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSD) na segunda-feira (03) à noite. Ele encabeçou a lista tríplice de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), definida em sessão extraordinária do pleno do TJPE.

QUINTO CONSTITUCIONAL

O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto explicou a finalidade da reserva de um quinto das vagas do Judiciário para membros do Ministério Público e da advocacia. Segundo o presidente, o mecanismo busca dinamizar a Justiça brasileira.

Essa é uma regra Constitucional e nada que existe na Lei não tem uma razão de ser. E a razão de ser do Quinto Constitucional é exatamente a finalidade, trazida pelo Constituinte, de injetar no corpo de julgadores pessoas com outros pensamentos, pessoas que vêm de fora e que saem daquela estrutura de julgamento nossa, dentro dos gabinetes, onde a gente não tem contato com a sociedade”. 

Paes Barreto deu as boas vindas a Carlos Gil, citando as iniciativas do TJPE para aproximar a população da Justiça. “Tenha certeza que vossa excelência chega no Tribunal em um momento muito importante, em que estamos com esse compromisso de aproximar cada vez mais o Poder Judiciário da nossa sociedade com atos concretos”, pontuou. 

PERFIL

O novo desembargador é recifense, tem 42 anos, casado e exerce a advocacia há mais de 18 anos. Entre as funções que exerceu está a de conselheiro da OAB-PE, entre 2019 e 2021 e mais recentemente, ocupou o cargo de desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), entre 2020 e 2024, encerrando sua passagem pelo Tribunal na função de ouvidor-geral.

Foto: Ivaldo Régis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *