Álvaro Porto faz novos pedidos de recuperação de PEs que cruzam Agreste Meridional

Reivindicações de anos anteriores voltam a ocupar a pauta do mandato do deputado Álvaro Porto (PTB) neste início de 2020. Como as estradas estaduais que cortam municípios do Agreste Meridional continuam carentes de recuperação – há casos em que a situação está sendo agravada ano a ano – Porto voltou a solicitar ao governo do estado e aos órgãos competentes o restabelecimento das condições ideias de tráfego. 

A realidade, que associa falta de sinalização e deterioração do asfalto (uma infinidade de buracos), dificulta o tráfego, emperra o desenvolvimento e, mais grave, põe em risco a vida dos moradores e dos visitantes que circulam pela região. 

Preocupado com o contexto que soma descaso, prejuízos e perigo, Porto destaca ainda a necessidade de se restabelecer as condições ideais de tráfego por conta da chegada do frigorífico industrial da Masterboi à região

A unidade, cujas obras serão iniciadas em março, será erguida em Canhotinho e vai gerar cerca de 800 empregos diretos e 3,5 mil indiretos. “É fundamental para a instalação e desenvolvimento das atividades da empresa a conservação da malha viária por onde a empresa irá escoar sua produção. A instalação da empresa na região é apontada como o renascimento econômico de todo o Agreste Meridional”, sublinhou o petebista nas justificativas dos documentos.


“A obra trouxe esperança para a população de ambos os municípios que, após anos de espera, transitando por uma via sem pavimentação e em condições precárias, poderiam, enfim, transitar por uma rodovia pavimentada, com condições satisfatórias de segurança”, frisa a justificativa. 


Porto ressalta que ambos os municípios possuem grande importância na economia da região: Capoeiras, por sua feira de gado e produção de mandioca, feijão e milho; e São Bento do Una por ser um dos municípios mais importantes na indústria avícola do estado.

Também está entre os apelos do deputado a recuperação da PE-187, no trecho que liga os municípios da Angelim, Correntes e Palmeirina, e da PE-203, que faz a interligação da BR-424 ao município de Lagoa do Ouro. Do mesmo modo, foram reivindicadas ainda a pavimentação dos 10 quilômetros da PE-150 entre os municípios de Calçado e Jupi – prometida desde 2013, mas que nunca saiu do papel. 

A urgência da recuperação da totalidade da PE-170, via de interligação entre os municípios de Canhotinho, Calçado, Jurema e Lajedo, é mais um “item” da lista de pedidos. Porto salienta o risco de morte de quem precisa utilizar a estrada e acrescenta que a rodovia será o principal escoadouro da produção da Masterboi, uma vez que liga Canhotinho com a BR-423.  

Também imprescindível para o frigorífico, a restauração dos 53,60 quilômetros da PE-177 aparece no elenco de apelos de Álvaro Porto. Estrada que se estende de Garanhuns a Quipapá, é principal via de ligação do Agreste Meridional com a Mata Sul, além de interligar os municípios de Angelim, São João e Canhotinho. É às margens dela que a unidade da Masterboi será edificada e será a partir dela que os produtos poderão ser distribuídos aos revendedores. 

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