Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe e a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) assinaram na manhã desta terça-feira (16), convênio para a realização de 9 mil testes mensais de coronavírus na população de 106 municípios pernambucanos.
A ideia é aumentar a capacidade de testagem nos municípios, agilizar o diagnóstico de doentes e, consequentemente, aprimorar o combate a Covid-19. Da coleta ao diagnóstico, as entidades avaliam um tempo não superior a 24 horas – prazo pequeno em relação ao observado atualmente . Outro ponto importante é quanto cada município vai desembolsar na contrapartida, para cada teste (R$ 89 reais, valor bem abaixo do que vem sendo praticado, em torno de R$ 300), nos laboratórios privados.
Expectativa dos próximos dias é aumentar a capacidade de testes para agregar mais municípios no convênio. Presidente da Amupe, José Patriota, diz que “assumimos o compromisso de realizar nessa primeira etapa 9 mil testes RT-PCR, para acelerar a testagem e reduzir em mais de 50% o tempo de espera pelo diagnóstico”.
Na ocasião, Patriota agradeceu à UFPE e ao Governo do Estado, que vai fazer o transporte das amostras. “Esperamos nos próximos dias anunciar mais municípios no convênio. Juntos, e com ações integradas, nós vamos avançando e enfrentando o coronavírus para que a vida possa vencer”.