A Bombril foi acusada de racismo nas redes sociais, nesta quarta-feira (17), por lançar uma esponja de aço inox chamada “Krespinha”. O produto, definido como ‘perfeito para a limpeza pesada’, foi retirado do catálogo do site da Bombril. Internautas lembraram que a esponja faz referência a um lançamento em 1952 a embalagem que era comercializada na época estampava uma criança negra, associando o produto ao cabelo da menina.
A ativista negra Winnie Bueno se posicionou sobre o assunto e defendeu que o ‘marketing é baseado em racismo’. “Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado “ diz trecho de publicação no Twitter. Jornalista da Revista Piauí, cobrou um posicionamento da empresa. ‘Alheia aos crescentes debates sobre racismo resolveu relançar o produto, mantendo o nome original’, escreveu. Empresa, ainda não se posicionou a respeito.