CÂMARA DE VEREADORES DO RECIFE ADOTA SISTEMA DE ASSINATURA DIGITAL

Câmara de Vereadores do Recife passa a utilizar, a partir desta segunda-feira (08), assinaturas eletrônicas em proposições legislativas e documentos administrativos da Casa. As orientações para o uso da nova tecnologia estão sendo fornecidas, esta semana, através de encontros, via vídeoconferência, que reúnem parlamentares e assessores dos gabinetes.

De acordo com o gestor do Setor de Informática da Câmara do Recife, Ricardo Ferraz, todo o processo é simples e seguro. “Durante uma hora, explicamos como usar a ferramenta, desde a elaboração de um documento até o seu envio, por e-mail,  já assinado eletronicamente”, explicou.


A assinatura digital é reconhecida e utilizada em outros órgãos, como a Prefeitura do Recife. Dentre os resultados, a economia de papel e tinta para impressão, a liberação de espaços físicos que arquivariam papeis, além da agilidade no envio e recebimento de documentos, tanto administrativos, como legislativos – a exemplo de projetos de lei, requerimentos, projetos de resolução etc.

O termo de cooperação técnica entre a Câmara e a Emprel foi assinado no último dia 10 de fevereiro, pelo presidente da Casa – vereador Romerinho Jatobá (PSB), pelo primeiro-secretário, o vereador Eriberto Rafael (PP), e pelo presidente da Emprel, Bernardo Almeida. 


Na ocasião, Romerinho Jatobá (PSB) explicou que, se trata de uma etapa do compromisso de modernização da Câmara assumido pela atual gestão. “Vamos partir para o digital. Avançar na modernização é um compromisso nosso, da Comissão Executiva”.

Já Eriberto Rafael (PSB) prevê outras ações da parceria com a Emprel, pois defende o avanço em sustentabilidade e maior agilidade nos serviços. “Este é o primeiro passo que estamos dando no sentido de estreitar esse diálogo para trazer mais resultados”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *