Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, com apoio do Governo de Pernambuco, recebe neste final de seman, a Carreta da Mulher Pernambucana – unidade móvel de saúde voltada exclusivamente para o atendimento da população feminina. A ação integra uma estratégia de descentralização dos serviços especializados, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que impactam diretamente a saúde das mulheres.
O programa tem como objetivo ampliar o acesso a consultas e exames nas áreas de ginecologia e mastologia, além de reforçar a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero, oferecendo assistência a mulheres que vivem em regiões onde a oferta desse tipo de atendimento ainda é limitada.
A gestão municipal tem compromisso com políticas públicas voltadas à equidade e ao cuidado integral, com atenção especial à saúde da mulher no município. “Saúde é uma prioridade no governo do Jaboatão dos Guararapes e aproximar os serviços da população é uma estratégia que compartilhamos com a governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito Mano Medeiros (PSD).
Com atuação em diversos municípios pernambucanos e milhares de atendimentos realizados em todo o Estado, a Carreta da Mulher é reconhecida como uma das principais iniciativas itinerantes de saúde pública voltadas ao público feminino. Em Jaboatão, a expectativa é de que a ação contribua para reduzir filas, acelerar o acesso a exames preventivos e fortalecer o acompanhamento clínico, garantindo mais cuidado e qualidade de vida para as jaboatonenses.
Moradores da região como Suely Maria de Souza, 47 anos, contou como a ação ajuda na prevenção contra o câncer de mama e o cuidado com a saúde da mulher. “Esse momento é muito importante para nós, que somos moradoras desta região. Na minha família já há casos de portadores com o diagnóstico, como minha mãe, por exemplo. A partir disso, venho buscando realizar os meus exames com mais frequência e sempre atenta aos sinais”, declarou.
Maria Sibelli Gomes da Silva, 50 anos, moradora do Ibura, também elogiou a qualidade e precisão dos atendimentos ofertados na ação. “Estar aqui para se prevenir contra o câncer de mama e útero, é saber que devemos cada vez mais ter amor a nossa vida e a nossa saúde, disse. Confira abaixo os serviços ofertados.
- Mamografia – Mulheres de 40 a 74 anos não precisam de requisição médica. Fora dessa faixa etária, é necessário encaminhamento médico ou presença de queixa (caroço/nódulo).
- Ultrassom de mama – somente com requisição médica).
- Colposcopia – Com requisição médica e/ou exames alterados (Papanicolau e/ou teste de HPV) que indiquem avaliação do colo uterino.
- Biópsia de nódulo de mama guiada por ultrassom.
- Biópsia de lesão de colo de úter.
- Consulta com mastologista e ginecologista.
- Requisitos: levar documento com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e exames anteriores.
SERVIÇO
- Carreta da Mulher Pernambucana – Cuidado, prevenção e bem-estar feminino.
- Local: Av. Chapada do Araripe – Monte Verde (praça em frente ao contêiner da Defesa Civil).
- Data: 22/01; 23/01 das 8h às 17h.
24/01 – 8h às 12h.
Foto – Divulgação




