Trabalhadores da classe de carroceiros realizaram protesto simultâneoi na manhã desta segunda-feira(18) e travaram o trânsito em várias vias do Recife e Região Metropolitana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram veículos e transporte coletivo parados em vários pontos da cidade.
Manifestantes queimaram pneus e as chamas foram vistas de diversos pontos da capital pernambucana. De acordo com os próprios carroceiros, a tendência é que essas manifestações continuem ao logo desta segunda (18), sem previsão de liberação das vias.
Ônibus se enfileiraram, motoristas tentaram rotas alternativas para chegar nos destinos e população enfrentou dificuldades neste início de semana. Categoria protesta contra a realocação pela Prefeitura do Recife dos trabalhadores informais dos Veículos de Tração Animal (VTAs) em áreas urbanas da capital pernambucana e o fim gradual da categoria.
Representantes dos carroceiros prometem, que ainda na manhã de hoje após as 9h30, entregar um ofício na Câmara de Vereadores e, em seguida levar o protesto até edifício-sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife.

Durante o mês de junho, a classe dos carroceiros realizou protestos pela cidade do Recife, afirmando serem contra a realocação dos trabalhadores informais dos Veículos de Tração Animal (VTAs) em áreas urbanas da capital pernambucana e o fim gradual da categoria
A Prefeitura do Recife realizou um cadastramento , que aconteceu até 30 de junho, para contabilizar os animais utilizados, identificar os condutores de veículos de tração animal e dar apoio na recolocação no mercado de trabalho.
Segundo a gestão municipal, naquela fase do censo, o animal e a carroça foram cadastrados e identificados, mas não apreendidos. Neste novo protesto dos carroceiros, a categoria denuncia que não há diálogo com a prefeitura.
Foto – Reprodução/ TV Globo




