COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL SERH INICIA OBRAS EM BARRAGEM NO AGRESTE

Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco – SERH iniciou nesta quinta-feira (30), as obras emergenciais na barragem de Ipanema I, localizada na cidade de Águas Belas, Agreste do Estado. A ação visa minimizar os riscos de ruptura na estrutura do reservatório, após chuvas intensas registradas na região, no mês de março.

  A iniciativa conta com recursos na ordem de R$ 200 mil, provenientes do Governo  Federal  captados junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.  O trabalho seguirá as normas do Projeto de Correção das Anomalias e deve ser finalizado dentro de 45 dias, disse a secretária Fernandha Batista.

  Com a conclusão dos serviços, a população ribeirinha que reside na área de risco da Ipanema I poderá retornar às suas residências. A obra acontece de maneira célere, após a barragem apresentar o risco de rompimento devido às chuvas acima da média histórica, ocorrida na região, registradas entre os dias 29 e 31 de março, na bacia hidrográfica do Rio Ipanema. 

  A barragem possui capacidade de acumulação máxima de 611.473,46 metros cúbicos.  De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, o acumulado do mês março foi de 254,5 mm no município, o que significa 340% acima do esperado para o período.  No dia 3 de abril, engenheiros da SERH realizaram vistoria emergencial na barragem e constataram o surgimento de infiltrações no corpo do reservatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *