Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (27), o Projeto de Lei – PL N°1358/2024, que altera a lei do Prouni para ampliar a oferta de vagas de nível superior na modalidade de graduação tecnológica.
A proposição é de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) e tem como referência o Programa Embarque Digital, experiência exitosa implementada pela Prefeitura do Recife. “Esse é mais um passo dado para nacionalizar o Embarque Digital.
O PL é uma oportunidade para os jovens terem acesso a cursos na área de tecnologia da informação, cadeia econômica tão pulsante na área de tecnologia. Ao concluir o curso, a nossa juventude terá oportunidade de ingressar em bons empregos, como acontece no programa do Recife”, afirmou o parlamentar.
O prefeito do Recife, João Campos, comentou o andamento da matéria no Congresso Nacional. “Essa é uma aprovação importante. O Embarque Digital garante a formação do ensino superior na área de tecnologia junto com o mercado, com foco na formação e na empregabilidade”, afirmou.
A modalidade de graduação tecnológica é um dos novos formatos educacionais que amplia as possibilidades de carreira para os brasileiros. Uma de suas principais características é a duração da formação, onde um curso de bacharelado tradicional tende a durar de 4 a 6 anos, a graduação tecnológica tem período mais curto que pode variar de 2 a 3 anos, otimizando a aptidão dos jovens ao mundo do trabalho em menos tempo.
O Projeto de Lei propõe que o Ministério da Educação realize parcerias com entidades públicas e privadas, para estimular a oferta de residência profissional dos estudantes no decorrer da graduação. A iniciativa visa integrar os cursos oferecidos com o mundo do trabalho, para que os estudantes possam, durante todo o período de formação, vivenciar disciplinas aplicadas a casos reais, junto às empresas.
Foto: Chico Ferreira