Compesa remove 995 toneladas de lixo de rede de esgoto no Recife, durante limpeza para desobstrução de uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário. A ação teve início em 2019 e foi finalizada mês passado ( abril).
Mais de 3.200 metros de tubulação, com dimensões variando entre 600 mm e 1800 mm, foram desobstruídos, entre a Estação de Tratamento no Cabanga e a Praça da República, no Centro do Recife. De acordo com a Companhia, esta é uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário do Recife.
A rede é chamada de coletora, por ser de grande porte e transportar o esgoto de vários bairros das regiões Central e Norte da capital pernambucana. A rede é uma das primeiras tubulações de esgoto da capital e tem influência em treze bairros : Santo Amaro, São José, Santo Antônio, Graças, Espinheiro, Aflitos, Derby, Ilha do Leite, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Recife Antigo e Paissandu. Também é responsável por direcionar o esgoto para a Estação de Tratamento do Cabanga.
Em nota, a Compesa informou que não foi necessário a abertura de valas nas vias onde a operação foi realizada. O investimento na realização do serviço foi de R$ 3 milhões. O comunicado também reforçou que, com a ação, haverá uma elevação na capacidade da tubulação, melhorando o processo de escoamento dos efluentes. Todo o material retirado da rede de esgoto foi encaminhado para um aterro sanitário em Igarassu, Região Metropolitana do Recife, atendendo aos requisitos ambientais de descarte e transporte.