COREN-PE RECOMENDA MEDIDAS PARA AUXILIAR NO CONTROLE DA COVID-19 NO ESTADO

Presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior, elencou nesta terça-feira (16), durante reunião convocada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, uma série de recomendações para auxiliar no controle da pandemia do novo coronavírus. Na relação, a proteção dos profissionais de enfermagem, já no primeiro nível de assistência (Atenção Primária a Saúde) obtendo a concordância ao que foi recomendado. O encontro online envolveu representantes dos conselhos estaduais de Saúde.

Em portaria estadual que possivelmente será publicada amanhã, dia 17, deve constar que, os
profissionais de Enfermagem devem atuar com restrição de atendimentos eletivos no atual momento da pandemia e redução necessária para o fluxo de pacientes nas unidades básicas de saúde. Foram recomendações do Coren Pernambuco, os seguintes itens: redução do número de agendamentos; priorização do atendimento de intercorrências;; suspenção de atividades (de/em) grupos;; suspenção das coletas de exames laboratoriais; suspensão das coletas de exame citopatológico; suspensão de atendimentos agendados de puericultura de criança saudável, exceto a primeira consulta após os 07 dias do nascimento.

Vão constar ainda das restrições: realização de agendamento para marcação de horário; agendamento de consulta de pré-natal por horário marcado, evitando aglomeração de pessoas; tornar válidas as prescrições das últimas consultas de enfermagem e disponibilizar os medicamentos de planejamento familiar, pacientes hipertensos, diabéticos e gestantes.

Também estão inclusos: visitas domiciliares apenas em casos extremos; suspenção dos curativos de rotina, orientando o autocuidado e disponibilizando os materiais necessários; suspenção da atividade rotineira de monitoramento de níveis pressóricos e glicêmicos – a prioridade deve ser para as intercorrências, disponibilização de profissionais em número adequado para atividade de vacina e organização do fluxo de forma a evitar aglomeração de pessoas, entre outras

Além de acatar a todas as recomendações sem ressalvas, André Longo se prontificou agendar uma reunião com a Presidência do Coren-PE, para discutir outras formas de proteção e também para ouvir sobre as questões de reconhecimento e valorização aos profissionais. de Enfermagem do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *