Prefeitura do Recife desativa quatro dos sete hospitais de campanha montados para pacientes com a Covid-19 devido à redução de casos do novo coronavírus. Os equipamentos adquiridos para reforçar a rede de saúde na pandemia estão sendo transferidos para dois hospitais e duas maternidades, em construção na cidade.
O Recife chegou a ter 54% dos casos de Covid-19 do Estado, por isso, foram montados sete hospitais de campanha, com cerca de mil leitos de UTI e enfermaria. O mês de junho fechou com 21% dos novos casos. Há mais de um mês e meio, os números da doença estão diminuindo.
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, os leitos dos hospitais de campanha salvaram mais de 12 mil vidas. Dos 700 leitos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus, 300 já foram desativados. O secretário afirma ainda, que não vai faltar equipamento se os números da pandemia voltarem a aumentar. “Temos uma reserva técnica para, na eventualidade de uma segunda onda, reativarmos leitos de enfermaria. Temos uma segurança de que o quantitativo de leitos, hoje, é suficiente para dar conta. Sabemos que a maior parte dessa demanda se concentra nos leitos de UTI, onde há 189 pacientes internados e um dado importante é, que esses, 65% são pacientes de outros municípios”, explicou Jailson.