COVID-19: CONTÁGIO AUMENTOU NO ESTADO APÓS ABERTURA DO COMÈRCIO DIZ PESQUISA

Instituto para Redução de Riscos e Desastres – IRRD-PE divulgou dados nesta quinta-feira (25), onde mostram que, a taxa de contágio da Covid-19, em Pernambuco, aumentou em todas as regiões, logo após a abertura do comércio. O estudo considera as 12 Gerências Regionais de Saúde  – divisão do território do Estado feita pela Secretaria de Saúde. 

   Segundo o IRRD, a taxa-geral de contágio da  doença está em 1.23. Ou seja, um grupo com 100 contaminados, infecta 123. Esses 123 contaminam outras 146 e, assim, sucessivamente, em uma progressão geométrica. O cientista da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, que integra o IRRD, Jonas Albuquerque, afirmou que, “a taxa que a gente calcula está em 1.23. É como se fossem juros. A gente está a 23% de juros ao dia. Quando a gente compõe esse juro, a dívida fica gigante. Não é momento de relaxar”.

  Todas as áreas de Pernambuco estão acima do número 1, considerado o marco que delimita uma epidemia em controle ou descontrolada, mas há algumas que chamam atenção: a Região 12, que abrange Petrolina, Orocó, Cabrobó e outras quatro cidades, tem um índice de 2,54.

 Há ainda, algumas cidades que chamam atenção:  a Região 12, que abrange Petrolina, Orocó, Cabrobó e outras quatro cidades, têm um índice de 2,54. “Se a gente continuar com essa taxa, mesmo com todos os esforços do governo de fazer lockdownna Região Metropolitana, que foi excelente, podem ir por água abaixo, porque a gente é inundado por essa contaminação em massa, com as pessoas relaxando na manutenção do controle”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *