O G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo, anunciou nesta quinta-feira (26) que vai injetar US$ 5 trilhões — o equivalente a R$ 25 trilhões — na economia mundial como forma de combater a pandemia do novo coronavírus, após reunião extraordinária realizada na Arábia Saudita.
O Brasil foi representado na reunião virtual pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A pauta foi direcionada para assuntos ligados a cooperação com países para enfrentar a pandemia.
A reunião do G20 se concentrou em encontrar meios de cooperação e de como os países devem agir para enfrentar a epidemia, mas também deixar os fluxos de comércio abertos e manter as cadeias de suprimento.
Bolsonaro levou à cúpula virtual do G20 o mesmo discurso que tem defendido internamente no combate ao coronavírus, de defender a saúde das pessoas, mas também os empregos.
O presidente levantou mais uma vez o uso da hidroxicloroquina como tratamento para Covid-19, mesmo sem pesquisas conclusivas e destacou na sua fala, a necessidade de proteger a saúde das pessoas e ao mesmo tempo os empregos,
Jair Bolsonaro explicou que estar pensando prioritariamente nas pessoas mais vulneráveis. Falou do avanço das pesquisas, no Brasil, nos Estados Unidos e em outros lugares, sobre o tratamento com hidroxicloroquina”, disse uma fonte diplomática.