COVID-19: GOVERNO DIZ QUE MAIS DE 40 MIL PACIENTES ESTÃO RECUPERADOS

Pernambuco já ultrapassou  a marca de  40 mil  pessoas  recuperadas da Covid-19.  Dado foi mostrado nesta segunda-feira (29) através do Boletim  Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde – SES-PE.  O numero  de pacientes que tiveram alta soma 40.088. Deste total, 9.191 foram  de casos graves – aqueles pacientes que passaram por internamento em unidade hospitalar e 30.897foram diagnosticados com casos leves da doença.

“São dados que superam a frieza dos números e nos motivam a continuar trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos, salvando mais vidas. Até agora, este, já é o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da nossa história. Já abrimos mais de 1.700 leitos, sendo 776 de UTI”, disse o Governador.

  O Boletim também aponta que, após 03 meses com taxa de ocupação acima de 80% e de atingir  pico de 300 pacientes suspeitos aguardando, temporariamente, vaga de terapia intensiva, no mês de maio, os leitos de UTI voltados para casos suspeitos e confirmados da Covid-19  em Pernambuco atingiram a ocupação média de 77% – taxa que não era alcançada desde o dia 05 de abril. 

  Do início de junho até agora, as solicitações ativas para vagas de UTI de pacientes com a doença têm disponibilização imediata de leito, já que a oferta é maior que a demanda. Ao todo, neste momento, de acordo com dados da Central de Regulação de Leitos, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, há mais de 200 leitos de UTI vagos na rede e a lista de espera está zerada. 

   “Esses números confirmam a tendência de estabilização da Covid-19 em Pernambuco, mas também deixam claro que ainda não é o momento de relaxarmos e comemorarmos, além de não podermos nos precipitar. Algumas regiões, como o Agreste, ainda apresentam dados discrepantes e, se houver descuidado, nada impede uma segunda onda de contaminação.  Por isso, os pernambucanos têm um papel determinante e precisamos manter distanciamento social, assim como as medidas de higiene, uso de máscara e o maior isolamento social possível”, destacou André Longo. 

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *