A inclusão dos trabalhadores da categoria de sepultadores (ou coveiros) no grupo prioritário do Programa Emergencial de Vacinação para o Combate à Covid-19 foi defendida pela deputada Laura Gomes (PSB), na reunião plenária desta quinta-feira (25). Ela informou ter apresentado um Projeto de Lei – PL neste sentido e solicitou aos colegas que aprovem a proposição. “Por serem um dos últimos elos da cadeia sanitária, estão muito expostos ao vírus”, frisou.
O texto considera sepultador os responsáveis por cremar corpos, realizar enterros, exumar cadáveres e fazer a conservação dos cemitérios, além daqueles que abrem sepulturas, zelam pela segurança do espaço, conservam máquinas e equipamentos e transladam os despojos. A vacinação deverá ocorrer gratuitamente, sendo feita pelo órgão competente ou por meio de convênio.
“Os coveiros formam uma categoria considerada essencial, mas também são marginalizados porque trabalham no pior momento, que é o do sepultamento. Eles, muitas vezes, precisam dar apoio aos poucos familiares que comparecem aos cemitérios. Peço aos colegas que apoiem esse pleito, que deve chegar ao Plenário na próxima semana”, reforçou a socialista.
PESAR
Laura Gomes também solicitou aos parlamentares um minuto de silêncio em memória das mais de 300 mil pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. “Esse número se aproxima ao de habitantes de Caruaru (Agreste do Estado). É uma calamidade. Fico desolada com essa situação por que passa o País e defendo a união de todos para lutarmos pela vacinação de cem por cento da população”, salientou. O pedido foi atendido pelo deputado Antonio Fernando (PSC), que presidia a reunião no momento.