o Governo do Estado anunciou a retomada das Vaquejadas. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, as atividades poderão ser realizadas em todo o Estado, desde que estejam devidamente regularizadas junto ao órgão e que respeitem todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias.
No último dia 05 o deputado estadual Clóvis Paiva (PP) direcionou uma indicação ao Governador onde defendeu a inclusão deste importante esporte no Plano de Retomada das atividades econômicas no estado. em Pernambuco. O Parlamentar que é o principal representante da Vaquejada na Assembleia Legislativa , comemorou a decisão e destacou a importância do evento para a população do Sertão.
“Responsável pela geração uma quantidade significativa de empregos nos municípios do interior, a Vaquejada movimenta a economia, além de ser uma atividade que faz parte da cultura da grande maioria dos pernambucanos. Este esporte é fonte de renda de vaqueiros, organizadores, tratadores, veterinários, ajudantes de curral, vendedores de ração, entre outros diretamente ligados ao setor”, destacou Paiva.
AUTORIZAÇÃO PARA O EVENTO
Para solicitar a autorização para realização de vaquejadas, o interessado terá que enviar requerimento com antecedência mínima de 30 dias, da dato prevista, para qualquer unidade da Adagro; pagar as taxas e licenças próprias, garantir que o evento tenha um médico veterinário como responsável-técnico, além de assegurar o acesso à internet para emissão remota das Guias de Trânsito Animal (GTAs) de saída – garantindo o distanciamento social.
De acordo com o Governo do Estado, o controle de acesso de pessoas, o distanciamento e demais protocolos sanitários também são de responsabilidade da entidade promotora do evento .