Um dos alvos da Operação Outline da Polícia Federal que apura o desvio de verbas das obras de requalificação da BR-101, no Grande Recife, foi o deputado Federal Sebastião Oliveira (PL-PE). Nas residências do parlamentar ação desencadeada na manhã desta sesta-feira (08), realizou buscas e apreendeu documentos.
Sebastião Oliveira foi secretário de Transportes do Governo de Pernambuco entre 2015 e abril de 2018, quando deixou o cargo para disputar a eleição para deputado federal. De acordo com a Polícia Federal, as suspeitas são de que os investigados tenham praticado organização criminosa, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, no âmbito do Departamento de Estradas e Rodagens e da antiga Secretaria de Transportes de Pernambuco. A investigação aponta que a obra estaria sendo executado com materiais de baixa qualidade, inclusive o asfalto.
. Na primeira fase da operação, em novembro de 2019, foram apreendidos documentos e mídias digitais. Segundo investigadores, a análise revelou evidências de outros supostos desvios, como transações entre a empresa contratada para execução da obra e firmas fantasmas, que chegam a aproximadamente R$ 4,2 milhões. Segundo a PF também foi decretado o sequestro de imóveis situados no Recife e no Município de Gravatá, pertencentes aos investigados, de nomes ainda não revelados. A operação para o cumprimento de nove mandados de buscas e dois de apreensão contou com cerca de 40 policiais. O montante firmado para execução da obra é de R$ 190 milhões, oriundos de repasse do Governo Federal para o Estado de Pernambuco.