DIA DA MULHER: JOÃO CAMPOS ANUNCIA NOVAS AÇÕES PARA BENEFICIAR AS RECIFENSES

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Prefeito João Campos (PSB) anunciou nesta segunda-feira (08) – Dia Internacional da Mulher, uma série de novas medidas voltadas para as mulheres do Recife. No Centro Clarice Lispector, ele falou sobre a criação da Câmara Técnica Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, além do Núcleo Institucional de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

“Nós anunciamos aqui, que o centro passará a funcionar 24 horas por dia, e também vamos expandir o atendimento descentralizado – em todo Compaz da cidade vai ter um Centro Clarice Lispector para poder acolher as mulheres recifenses. Esse compromisso é de todos nós”, destacou o Prefeito.

João Campos também destacou o Projeto de Lei do Executivo, que torna a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz – formada apenas por mulheres – entidade de utilidade pública “O Recife dá passos fortes e seguros para uma política pública de igualdade”, comentou a vice-prefeita da capital, Isabella de Roldão (PDT).

“Esse anúncio da expansão do horário de atendimento e da descentralização mostra para a Cidade do Recife, que a Prefeitura está buscando cuidar das mulheres que mais estão precisando do nosso serviço neste momento, – que são as mulheres em situação de violência, agravadas ainda mais com a pandemia”, ressaltou a secretária da mulher, Glauce Medeiros.

INICIATIVAS

Prefeito divulgou as seguintes ações: criação da Câmara Técnica Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher- é responsável pela análise dos índices de violência contra a mulher, orientação de enfrentamento à prefeitura e monitoramento de políticas públicas.

Participam da Câmara membros advindos das secretarias da Mulher, de Direitos Humanos, Saúde, Segurança Urbana, Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas Sobre Drogas, Educação, Trabalho e Qualificação Profissional; bem como, integrantes do Centro de Referência Clarice Lispector e da Brigada Maria da Penha. 

O Núcleo Institucional de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LBT é responsável pela orientação de políticas públicas de gênero, sexualidade e diversidade.

A Cooperativa Ecovida Palha de Arroz – Reconhecimento da entidade do Bairro do Arruda. As cooperadas são acompanhadas pela Secretaria da Mulher do Recife. Em 2018, fruto de um processo de construção coletiva, aconteceu a formalização das atividades em forma de cooperativa.

Graças a iniciativa, atualmente 15 mulheres estão fora de rotinas exaustivas no Arruda. Agora elas trabalham com a separação de resíduos plásticos. Foram arrecadadas, entre agosto de 2020 até agora, mais de duas toneladas de plástico, material que seria descartado de forma irregular, poluindo o ecossistema da cidade.

A prefeitura intervém com atividades sociopolíticas e econômicas para o empoderamento do grupo, atuando também com oficinas de formação. Em 2020, a Secretaria de Inovação Urbana do Recife também levou para o espaço o Projeto Recicla Mais, cujo objetivo é reduzir a poluição de material plástico nos rios, canais, barreiras e demais espaços públicos.

O Centro Clarice Lispector é o principal equipamento da Prefeitura do Recife, no enfrentamento à violência doméstica e sexista contra a mulher. No local, as mulheres são acolhidas e orientadas por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais.

Todo o serviço é gratuito, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Clarice dispõe de um disque-orientação, o Liga, Mulher (0800 2810107), que funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h. Neste momento de pandemia do novo coronavírus, também passou a oferecer um serviço de Whatsapp 24 horas (99488.6138).

O número visa facilitar o acesso de mulheres que poderiam estar confinadas em casa com homens agressores e não tinham como chegar ao serviço. O Centro de Referência Clarice Lispector fica localizado na Rua Bernardo Guimarães, 470, no bairro de Santo Amaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *