Justiça aceita denúncia da “Operação Lava Jato”, contra os ex-senadores Romero Jucá e Valdir Raupp, ambos do MDB. Eles foram acusados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em contratos celebrados entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras e as empresas NM Engenharia e Odebrecht Ambiental.
Além dos ex-senadores, também foram alvos: Luiz Fernando Maramaldo, Fernando Reis, Nelson Maramaldo e Sergio Machado. De acordo com a apuração feita pelos procuradores do Ministério Público Federal – MPF, no Paraná, as empreiteiras pagavam propina aos integrantes do MDB responsáveis pela nomeação e manutenção de Sérgio Machado na presidência da estatal.
Em troca, ele garantiria as empreiteiras, a continuidade dos contratos e a expedição de futuros convites para licitações. Ainda de acordo com a denúncia, o esquema de corrupção mantido na Transpetro resultou em uma série de pagamentos ilícitos disfarçados de doações eleitorais oficiais ao partido, entre 2008 e 2010 e, em 2012. Após decisão da 13ª Vara da Justiça Federal. Eles se tornaram réus por corrupção e lavagem de dinheiro, em contratos com a Transpetro.