Depois de registros comprovados na cura da Covid-19, governo francês determina o uso mais amplo da hidroxicloroquina, no tratamento de pacientes que contraíram a doença provocada pelo novo coronavírus. O uso do medicamento, segundo a determinação deve ser recomendado tanto para pacientes internados , quanto para os que procuram atendimentos ambulatoriais.
O decreto foi publicado na França, nesta segunda-feira (12), e descreve que “as medidas gerais são necessárias para lidar com a epidemia de coronavírus chinês no contexto da emergência sanitária”, no país.
A normatização inclui o fornecimento gratuito dos medicamentos nas farmácias, para o tratamento da doença.
“A hidroxicloroquina e a combinação lopinavir / ritonavir podem ser prescritas, dispensadas e administradas sob a responsabilidade de um médico para pacientes afetados pela Covid-19, nos estabelecimentos de saúde que se encarregam deles, bem como para a continuação do tratamento se a sua condição permitir e com a autorização do prescritor inicial, em casa.”
No entanto, os clínicos gerais não estão autorizados a fazer a prescrição inicial. O medicamento PLAQUENIL e preparações à base de hidroxicloroquina “só podem ser despachadas em farmácias como parte de uma receita inicial exclusivamente de especialistas em reumatologia, medicina interna, dermatologia, nefrologia, neurologia e pediatria, ou como parte de uma renovação de qualquer médico.”