Funcionários da Caixa Econômica Federal entraram em greve de 24h nesta terça-feira (27). O Sindicato dos Bancários protesta contra a estreia da Caixa Seguridade na Bolsa de Valores, que ocorre na próxima quinta-feira (29) e abril. No entanto, a instituição garantiu que, as agências em Pernambuco vão funcionar, mesmo que de forma limitada. Funcionários que estão de home-office também aderiram ao movimento paredista.
Operações na internet continuarão funcionando para atender beneficiários do Auxílio Emergencial e outros serviços. “As agências estarão abertas, mas o atendimento ficará mais lento. O sindicato orienta que ser não for urgente, os clientes evitem ir ao banco”, diz nota enviada a imprensa. O documento lembra que a paralisação foi decidida em assembleias de todo o País. Em Pernambuco, 82,73% aprovaram a decisão.
REIVINDICAÇÕES
O sindicato também reivindica a contratação de funcionários que passaram em um concurso promovido pelo banco em 2014, mas que nunca foram chamados pela empresa. “No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais”, diz Dionísio.
Instituição afirma, ainda, que 20 funcionários morreram nos primeiros dois meses em decorrência da Covid-19, número superior ao ano de 2020 inteiro, quando foi registrado 18 óbitos. Por causa da exposição causada pelo aumento de clientes nas agências, a entidade pede a inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário no Plano de Imunização Nacional.
Por meio de nota, a Caixa disse que participa de mesa permanente de negociação com as representações sindicais e assegurou que os clientes do banco e os beneficiários do Auxílio Emergencial “serão atendidos na rede de varejo da Caixa ao longo desta semana”.