Governo estadual está promovendo uma série de investimentos estruturais e operacionais nas forças policiais de Pernambuco. Em mais uma ação do Juntos pela Segurança, desta vez o foco é a construção de novos equipamentos, como batalhões, delegacias e grupamentos do Corpo de Bombeiros, beneficiando todas as regiões.
Na Região Metropolitana do Recife, serão contemplados a capital pernambucana e os municípios de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. “Cada vez mais, a governadora Raquel Lyra vem investindo fortemente na segurança pública. São ações relevantes, que estão garantindo as condições necessárias para que as forças policiais executem seu trabalho de maneira ainda mais efetiva.
E contribuindo, assim, para reduções expressivas nos índices de criminalidade”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltando que a escolha das localidades para a implantação dos equipamentos levou em consideração áreas consideradas estratégicas, densidade populacional, quantitativo de ocorrências criminais, dentre outros aspectos.
Para descentralizar o policiamento ostensivo e reforçar ainda mais o combate à criminalidade, serão construídos mais quatro batalhões na RMR: o 18º BPM do Cabo do Santo Agostinho; o 29º BPM de Camaragibe; o Batalhão de Policiamento Turístico no Recife (BPTur), com sede no Recife Antigo; e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), com sede em Igarassu.
“Esses investimentos representam um avanço transformador na segurança pública de Pernambuco, garantindo mais proteção, eficiência e proximidade com a população, além de promover a tranquilidade e qualidade de vida para todos os pernambucanos. Além disso, atendem demandas específicas, como o policiamento turístico e a proteção ambiental, ampliando a capacidade operacional da Corporação”.
Essas instalações também valorizam a tropa, oferecendo melhores condições de trabalho, o que reflete diretamente na motivação e eficiência dos policiais”, declarou o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, será contemplado com um Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), em Jaboatão dos Guararapes.

E um Grupamento de Atendimento Pré-hospitalar (GBAPH), em Olinda. As novas estruturas irão ampliar a cobertura operacional do CBMPE e a capacidade de atendimento à população, garantindo mais agilidade e eficácia nas respostas às emergências. “A nova sede é mais do que uma nova estrutura. O espaço representa um salto na capacidade operacional da Corporação”.
“Com instalações modernas, áreas técnicas otimizadas e recursos avançados, garantimos mais eficiência no atendimento às ocorrências e na segurança e dignidade de nossos bombeiros. Além disso, a nova sede oferecerá melhores condições para capacitação contínua, acomodação adequada de bombeiros, viaturas e embarcações, fortalecendo ainda mais nossas entregas à sociedade”.
“Esse é um investimento direto na valorização do trabalho dos bombeiros e, principalmente, na proteção da vida de todos que frequentam a orla no verão e daqueles que precisam de resgate nas chuvas. Seguimos firmes na missão de servir com excelência”, avaliou o tenente-coronel Wagner Pereira da Silva, comandante do GBMar.
“Estamos vivenciando um momento histórico na Corporação, com o processo de construção das novas instalações do GBAPH em Olinda. Com isto, estaremos ampliando a capacidade de resposta da nossa unidade, garantindo melhores condições de atendimento à população pernambucana”.
Contaremos com uma infraestrutura moderna, a qual propiciará não só um incremento na qualidade de atendimento às emergências pré-hospitalares, como também as ações de resgate em áreas de difícil acesso, deslizamentos, desabamentos, incêndios, busca e salvamento”, destacou o tenente-coronel Cleiton José da Silva, comandante do GBAPH
A Polícia Civil também vai receber dois novos equipamentos na RMR: uma delegacia no Recife e outra em Abreu e Lima. “Os investimentos que estão sendo realizados nas delegacias da Região Metropolitana do Recife reforçam a prioridade que o Governo do Estado tem dado à segurança pública.
Com unidades mais bem estruturadas e equipadas, a Polícia Civil ganha mais condições de atuar com excelência, tanto no atendimento ao cidadão quanto na condução das investigações. Isso fortalece nossa presença nos territórios, melhora a resposta ao crime e garante mais qualidade nos serviços prestados ao povo pernambucano”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha.
Fotos- Divulgação




