Mensagens que começaram a circular em redes sociais e grupos de Whatsapp com supostas datas para o retorno das aulas presenciais em Pernambuco levou o governo do Estado a divulgar nota, na manhã desta quarta-feira (05), negando essa possibilidade. De acordo com o que foi noticiado, a primeira etapa do retorno das atividades presenciais aconteceria no dia 1° de setembro, com a educação básica. Já a segunda etapa aconteceria no dia 8 de setembro, a terceira no dia 15 do mesmo mê e a quarta no dia 22.
Conforme determinação do governador Paulo Câmara, a partir de avaliação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, as unidades de ensino permanecerão fechadas até o próximo dia 15. Secretaria de Educação de Pernambuco informou que essas datas são apenas estudos. Não existe uma definição para as aulas presenciais no Estado. A nota do Governo na íntegra:
“Desde o dia 1º de junho, o Governo de Pernambuco vem colocando em prática o Plano de Convivência com a Covid-19. A flexibilização das atividades econômicas e sociais com novos protocolos de higiene, distanciamento e comunicação tem sido feita de maneira gradativa e responsável com observação diária dos números da epidemia no estado. A construção de um protocolo de retomada das aulas presenciais na educação não tem sido diferente. As regras a serem observadas já foram divulgadas e o calendário de retorno permanece em aberto. Não existe ainda a definição das datas para início do processo de retomada das aulas presenciais nas escolas. As imagens da apresentação do secretário de Educação, Fred Amâncio, para os prefeitos mostram uma das versões de cronograma, sem que isso signifique que essas são as datas definidas. Existem outras versões com datas e cronogramas diferentes, todas ainda em discussão” .