Município de Araripina, no Sertão do Estado, abre nesta segunda-feira Unidade de Terapia Intensiva – UTI), no Hospital e Maternidade Santa Maria – única casa de saúde pública da cidade. Iniciativa acontece em meio a pandemia do novo coronavírus e será destinada ao atendimento de pacientes graves da Covid-19, na região.
A unidade composta por 10 leitos adulto Tipo 2 demorou aproximadamente um ano para ser concluída e contou com recursos oriundos do Ministério Público do Trabalho – MPT, em Pernambuco e a Justiça do Trabalho, que destinaram R$ 285 mil para a construção. A obra toda custou, aproximadamente, R$ 550 mil.
De acordo com Ana Carolina Ribemboim, procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, os leitos de UTI vão evitar que os pacientes precisem viajar para outra cidade para buscar atendimento. “Em meio a uma situação de pandemia, hoje, dormiremos com o coração mais aliviado, pois sabemos que na guerra contra a Covid-19, o sertanejo terá adequado atendimento hospitalar sem precisar se deslocar para Petrolina, em uma viagem de mais de quatro horas”.
O valor revertido pelo MPT foi proveniente de ações e acordos realizados pelo Grupo de Trabalho do Gesso, coordenado pelo procurador do Trabalho Rogério Sitônio. O Hospital e Maternidade Santa Maria, também conhecido como Hospital das Medianeiras, é a única unidade hospitalar pública da Região do Sertão do Araripe.
“Quando começamos essa obra, não imaginávamos o quanto ela seria importante. A destinação do MPT foi uma das maiores ajudas que nós tivemos” , reforça a vice-diretora do Hospital, Irmã Fátima Alencar.