Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), através do Espaço Ciência, equipamento vinculado à SECTI, abriu as inscrições para a 10ª edição do IdeiatEC, competição nacional que desafia estudantes e professores da rede pública a criarem soluções inovadoras para problemas reais.
Aberto à escolas das 27 unidades da federação, o IdeiatEC tem como público-alvo alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, com idades entre 13 e 17 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
(https://forms.gle/N5Z7fdqKGejybZzx5). Cada escola poderá inscrever até quatro equipes, sendo uma por série elegível. As equipes poderão ter até 30 alunos, com oito representantes oficiais e dois professores orientadores. A inscrição inclui o envio de um vídeo de apresentação de até 30 segundos, informando o nome da escola, série e equipe, para o e-mail oficial do projeto: ideiatec@espacociencia.pe.gov.b
A maratona de ideias IdeiatEC valoriza o trabalho colaborativo entre professores e estudantes, sendo o professor responsável por inscrever e acompanhar os alunos, estimulando o protagonismo estudantil e o pensamento criativo. Já os alunos participantes são desafiados a pesquisar, propor ideias e desenvolver soluções inovadoras para os temas lançados em cada etapa.
As equipes contam ainda com o apoio de mentores e da equipe técnica do Espaço Ciência, que oferecem capacitações e orientações contínuas durante todo o processo. “O IdeiatEC estimula o espírito científico e o trabalho coletivo, despertando nos jovens a vontade de transformar sua realidade por meio da ciência e da tecnologia”, destacou o diretor de sensibilização e difusão científica da SECTI, Diogo Lopes de Oliveira.
O IdeiatEC evidencia que a ciência pode estar ao alcance de todos e cumpre um papel importante ao estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a autoconfiança dos estudantes. Para ele, ao propor desafios que envolvem a busca por soluções para problemas reais, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais críticos, inovadores e comprometidos com o futuro.
Em sua 10ª edição, o IdeiatEC se consolida como uma das principais iniciativas nacionais de estímulo à criatividade, ao pensamento científico e ao protagonismo juvenil. “Nosso objetivo é que estudantes de todo o país descubram o prazer de aprender fazendo, de pensar soluções e de trabalhar juntos por um futuro mais sustentável e inovador”, reforça a organização. Inscrições e informações completas disponíveis no edital: Edital IdeiatEC 2025.pdf – Google Drive ou ou pelo e-mail: ideiatec@espacociencia.pe.gov.br
Foto – Divulgação




