A Escuna Toda Nua, maior embarcação de turismo de Fernando de Noronha naufragou na madrugada desta segunda-feira (27), há 12 milhas do Porto do Recife – o que equivale a cerca de 20 quilômetros. O acidente aconteceu nas proximidades da Praia de Maria Farinha, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. A embarcação não transportava passageiros e os cinco tripulantes foram resgatados com vida.
O barco partiu da ilha no sábado (25), para manutenção no continente. Segundo relatos da tripulação, na viagem teve muito vento e mar revolto. O proprietário da escuna, presidente da Associação de Barcos de Turismo de Noronha, Milton Luna, acionou uma equipe de resgate, ao ser informado das dificuldades na embarcação.
“Estamos apurando o que aconteceu. O mais importante é que conseguimos resgatar os cinco tripulantes com vida, estão todos bem, em terra”, afirmou Luna. O dono do barco, que está na ilha, iniciou os contatos para realizar uma operação para içar e rebocar a escuna até o porto da capital pernambucana.
A Escuna Toda Nua tem 26 metros de comprimento e comporta até 90 passageiros. O barco tem dois motores e dois mastros. A embarcação também era usada na ilha para festas flutuantes, como o passeio promovido pelo Festival Love Noronha, em 2019.