MÉDICOS OBSTETRAS DO ESTADO RECEBEM TREINAMENTO DO CENTRO DE SIMULAÇÃO DA FPS

Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde oferece um treinamento baseado em simulação de urgências obstétricas, em curso que antecede o 49° Congresso Pernambucano de Ginecologia e Obstetrícia, promovido pela Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco -Segope e a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE).

A ação acontece nesta terça-feira(28), das 07h30 às 17h30. No treinamento, realizado no CSim, serão simuladas as principais urgências e causas de morte materna no Brasil e mundo, como a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia), hemorragias graves, infecções (normalmente depois do parto) e complicações no parto.

Os profissionais terão acesso a um ambiente que simula um hospital, com manequins de alta fidelidade (robôs) e atores treinados, e participarão de simulações de atendimentos ao parto, emergências obstétricas e comunicações de más notícias. “Os dados mostram que a maior parte das mortes maternas são atribuídas a causas evitáveis e por falha na assistência e déficit de treinamentos dos profissionais”.

Por isso a importância de capacitações como essa, com o uso da simulação, porque treinam não apenas a dimensão isolada do conhecimento, mas também toda sua integração com as habilidade e atitudes”, afirmou a médica obstetra e coordenadora acadêmica do CSim FPS, Brena Melo.

ESTATÍSTICA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG), cerca de 80 mil mortes maternas e 500 mil mortes fetais ocorrem anualmente, em todo o mundo. Outros dados da OMS mostram que, todos os dias, em 2023, mais de 700 mulheres morreram de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto.

No Brasil, no mesmo ano, foram registradas 1.319 mortes maternas, conforme dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade Materna, do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT).

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *