Faleceu nesta sexta-feira (15), aos 89 anos, o ex-prefeito do Recife Gilberto Marques Paulo. Ele comandou o Executivo municipal da capital pernambucana de 1990 até 1992. O ex-gestor convivia com o mal de Alzheimer há muitos anos.
Gilberto Marques Paulo também assumiu outros cargos políticos como os de deputado estadual e secretário de Educação e Cultura do Recife. Em nota divulgada à imprensa, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lamentou a morte de Gilberto Marques e anunciou que a Prefeitura do Recife irá decretar luto oficial de três dias.
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo, que marcou o seu mandato pelo ordenamento e revitalização da área central da cidade. A Prefeitura irá decretar luto oficial de três dias. Meus profundos sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus possa confortá-los neste momento”.
O Ex-prefeitro deixa um filho, Léo Lira; uma neta e a esposa, Célia Lira Paulo, de 91 anos. A família ainda aguarda um laudo, mas o filho adiantou a TV Globo, que Gilberto Marques Paulo teve um engasgo durante uma refeição. O velório e o enterro aconteceu neste sábado (16), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana.
TRAJETÓRIA
Gilberto Marques Paulo nasceu em 17 de dezembro de 1934, na cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas. Estudou na Faculdade de Direito do Recife, onde também foi professor de direito administrativo. Era procurador estadual concursado.
Durante a década de 1980, presidiu a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco (Fiam). Também foi secretário estadual de Justiça e secretário da Casa Civil.
Foi prefeito do Recife entre 1990 e 1992. Era o vice de Joaquim Francisco e assumiu o cargo de prefeito depois que Joaquim se candidatou a governador do Estado. Gilberto Marques Paulo ainda se elegeu deputado estadual por dois mandatos, de 1992 a 2000. Ele ecebeu o título de cidadão pernambucano da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) em 1999 e se aposentou da política no início dos anos 2000.
Foto – Reprodução/ TV globo