Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, promoveu na noite desta quinta-feira (26) solenidade para entrega dos certificados de capacitação a 347 pessoas que participaram do curso de Microempreendedor Individual (MEI).
Agora, elas estão aptas a iniciar o próprio negócio com mais autonomia e organização. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Paulista.
Com o intuito de promover o acesso gratuito à qualificação profissional, a gestão Yves Ribeiiro firmou uma parceria com o Programa Qualifica + Progredir, do Colégio Agrícola (Codai), e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O curso foi ministrado em vários locais no município, entre os quais, a Escola Municipal Governador Carlos Wilson, no Bairro do Janga; na Igreja Batista do Forte, em Pau Amarelo; na Comunidade dos Filhos de Nossa Senhora da Conceição e na Escola Estadual Custódio Pessoa, em Paratibe.
“As Turmas concluintes iniciaram as aulas em agosto e setembro de 2022, em vários pólos oferecidos pela secretaria, O objetivo foi promover esses cursos gratuitos, e, ainda, facilitar o acesso das pessoas aos cadastros como Microempreendedor Individual (MEI)”.
“Com isso, além de regularizar seus próprios negócios, elas foram se profissionalizando com um Curso Básico de Contabilidade e com o Curso de Marketing para melhorar o atendimento aos seus clientes”, explicou a superintendente dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Paulista, Marta Gonçalo.
Os cursos gratuitos, aconteceram na modalidade presencial, voltados qualificação profissional e geração de emprego e renda. Nas aulas foram abordados temas como: Empreendedorismo, Identificação de seu talento; Contabilidade Básica; Formalização como MEI; Técnicas de Negociação; Marketing nas Mídias Sociais; dentre outros.
Um dos concluintes do curso é o aluno Adriano Matheus, morador do bairro de Arthur Lundgren I, que ressaltou a importância de fazer o curso. “Eu queria entender um pouco sobre o que é ser MEI, e por isso me inscrevi no curso. Foi de grande importância todo aprendizado”.
“Quero agradecer à Prefeitura pela oportunidade e também ao Codai. Na parte financeira, de como gerir a parte de marketing, essas aulas foram como uma luz para mim. Tenho certeza que todo esse auxílio fará total diferença na minha vida empresarial, inclusive quero fazer outros cursos”, contou.
A professora adjunta do Programa Qualifica + Progredir, da CODAI, Suely Alves, ressaltou a importância do acolhimento da Prefeitura e o que espera para esses alunos daqui para frente. “Com a parceria da Prefeitura, foi possível juntar todos os alunos hoje aqui”.
“A pandemia mudou muita coisa, até na forma de vender e, com o auxílio do curso esperamos que os alunos tenham se inspirado, aprendido algo novo, que mude a percepção sobre os seus negócios. Foi um curso curto, mas com muito a aprender. Os alunos podem não utilizar isso agora, mas daqui para frente eles vão poder aplicar o que foi apreendido em diversas situações”, comentou.
O curso teve carga horária de 160 horas, com três meses de duração. Os alunos receberam R$ 10 por dia de aula. Os três meses de curso totalizaram R$ 530, divididos durante o período. Para se inscrever foi necessário ser morador de Paulista, maior de 18 anos de idade, Ensino Fundamental Completo e informar o Número de Inscrição Social (NIS).
Fotos: Danilo Brito